Acesso ao portal Entrar








Inicio > Institucional



História

O Colégio e Curso Senhor do Bomfim, encontra-se localizado na Rua Tiuma, 26, CEP; 50.960-240, UR-7 – Várzea- Recife/PE, iniciou suas atividades em 18 de junho de1993, tendo como objetivo a formação de educação infantil, fundamental I e II. Sua estrutura física encontra-se adequada ás condições exigidas por lei para o seu funcionamento.
Conscientes da importância da educação para a comunidade, o Colégio Curso e Senhor do Bomfim oferece hoje novos cursos de nível médio, formação continuada, qualificação profissional e especialização.


Técnica

O projeto político pedagógico busca um rumo e uma direção, é algo intencional com sentido explícito, com compromisso definido, também um projeto político, por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e com os interesses reais e coletivos da população que demanda serviços cada vez mais complexos e cientes de seus direitos.
A instituição tem consciência de seu papel norteador de formação de profissionais responsáveis, conscientes da transformação do mundo do trabalho e social, respondendo a estas demandas de forma concreta com compromisso de forma ética.

As bases legais que norteiam a implantação deste curso baseiam-se nos seguintes marcos regulatórios:

  • Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional – Lei Federal 9.394/96;
    Resoluções CNE/CEB de números 04/99, 01/5, 02/05;
    Pareceres CNE/CEB de números 16/99, 39/4;
    Lei Federal no. 8.069/90 e lei 11.741/08;
    Lei Estadual no. 12.280/02;
    Resolução CEE – PE no. 01/05. 11.788/08

Nosso trabalho pedagógico está voltado para a prática de um currículo ressignificado, priorizando a relação teoria-prática, a partir de um ensino contextualizado, integrado e significativo. Um currículo que abra margem para o trabalho voltado para a construção do conhecimento através da experimentação. Em síntese, o serviço educacional oferecido pelo Colégio e Curso Senhor do Bomfim tem como princípio norteador a concepção de educação como processo contínuo.

O professor nesse sentido deverá ser capaz de criar situações e armar os dispositivos iniciais capazes de suscitar problemas úteis ao educando para a construção de conceitos. Não interessa nessa perspectiva, um professor conferencista, que se contenta simplesmente em transmitir as soluções prontas, mas um profissional cuja prática educativa estimule a descoberta.

Assim, quando falamos de fundamentos metodológicos numa perspectiva sócio-construtivista sabemos que é o professor quem dará o "tom" do processo ensino-aprendizagem, ele será o gerenciador. Caberá a ele transformar a sala de aula num meio educacional propício para as reflexões e para as descobertas.

           Para tanto elencamos para a nossa proposta pedagógica tais pressupostos metodológicos:

  • a) A ciência não se configura em verdade pronta e acabada;
  • b) A verdade a ser adquirida deve ser reconstruída pelo aluno e não simplesmentetransmitida;
  • c) A experimentação, a pesquisa e reflexão são fundamentos para a reconstrução e construção de conceitos;
  • d) A linguagem é fator fundamental no processo ensino-aprendizagem;
  • e) O aspecto interdisciplinar deve ser privilegiado nos processos de reinvenção ouinvenção;
  • f) Os trabalhos cooperativos em equipe devem ser prestigiados, assim como os trabalhos individuais devem visar à autonomia;
  • g) As ações pedagógicas devem ser elaboradas de modo a promover oportunidades para o aluno aprender a aprender.

Para isso, o trabalho pedagógico do Colégio e Curso Senhor do Bomfim tem como princípio a pesquisa de estratégias didático-metodológicas eficientes a fim de proporcionar uma aprendizagem contextualizada, integrada e significativa.


Proposta pedagógica

O Colégio e Curso Senhor do Bomfim, encontra-se localizado na Rua Tiuma, 26, CEP; 50.960-240, UR-7 – Várzea- Recife/PE, iniciou suas atividades em 18 de junho de1993, tendo como objetivo a formação de educação infantil, fundamental I e II. Sua estrutura física encontra-se adequada ás condições exigidas por lei para o seu funcionamento.
Conscientes da importância da educação para a comunidade, o Colégio Curso e Senhor do Bomfim oferece hoje novos cursos de nível médio, formação continuada, qualificação profissional e especialização


MISSÃO: Proporcionar uma educação de qualidade dentro de um processo ensino-aprendizagem significativo, visando o aprimoramento da pessoa humana do educando em sua formação ética, bem como suas competências e habilidades

VISÃO: A visão do Colégio e Curso Senhor do Bomfim é de ser a melhor e mais moderna escola de referência no ensino de educação infantil, fundamental I e II, nível médio, formação continuada, qualificação profissional e especialização técnica na região nordeste atingindo padrões de excelência, atuando como agente transformador da sociedade.

FINALIDADE: Promover mudanças desejáveis e relativamente permanentes nos indivíduos, e que estas venham a favorecer o desenvolvimento integral do homem e da sociedade.
Portanto, se faz mister que a educação atinja a vida das pessoas, o desenvolvimento bio-psico-social do sujeito, além da observação das dimensões econômicas e o fortalecimento de uma visão mais participativa.

PRINCÍPIOS E OBJETIVOS: O Curso e Colégio Senhor do Bomfim norteará sua prática pedagógica por:
Princípios da autonomia e responsabilidade;

  • •Ética;
  • •Solidariedade;
  • •Respeito ao bem comum e a privacidade do seus clientes;
  • •Atualização constante dos conhecimentos atrav´s de educação continuada, observância dos direitos dos cidadãos;
  • •Utilização de metodologias pedagógicas inovadoras, voltadas para a contextualização de suas práticas;
  • Utilização dos princípios da qualidade e humanização da assistência de enfermagem.


Os fundamentos político e filosóficos

O papel da educação, conforme quer a legislação brasileira é preparar o indivíduo para o pleno exercício da cidadania (através de valores/regras) assim como prepará-lo para o trabalho (através dos conteúdos científicos). Conseqüentemente, o papel da escola é proporcionar aos educandos a aquisição de conhecimentos e os requisitos para a socialização. Assim, o Colégio e Curso Senhor do Bomfim, tem como função social a missão de preparar seus educandos para participarem da vida em sociedade. No que tange ao fator socialização, o Colégio tem suas ações organizadas com o objetivo de preparar seus educandos para o convívio cooperativo e para o aprendizado das relações abstratas próprias da vida em comunidade. Nossa proposta é que tudo isso seja vivenciado no cotidiano escolar através das normas negociáveis (a partir dos princípios democráticos) como também das regras não passíveis de negociação (os limites).